quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Do inominável

Vazio. Esta era a sensação que vinha à cabeça de Sophia. Era assim que ela se sentia, neste exato momento, deitada, encolhida, no sofá de sua sala. A forma como ela estava era quase fetal. Seus olhos, inchados de chorar, traduziam tudo o que estava lhe acontecendo. Algo que estava ali dentro, algo que iria acontecer em alguns meses... Não mais aconteceria. Acarinhava sua barriga pela falta que fazia o ser que estava sendo ali gerado.

Para aquele mal, só haveria o remédio do tempo. Nada pode curar a quebra daquela expectativa - ela estava tão feliz! Planejara aquela gravidez com tanto afinco que mesmo tendo ocorrido da maneira como foi, desejara que desse certo. Mas nem sempre o nosso desejo coincide com o desejo de Deus, pensou ela, naquele momento. Nem conseguia ter uma explicação - apenas sofria a falta do nascituro que não mais viria. Assoou o nariz, correndo mais lágrimas pela face. "Justo agora" - pensou ela - "que eu achei que já havia perdido todas a minha energia, ainda resta-me alguma para debulhar-me em rios de águas salgadas."

Não se pode medir o sofrimento de um pai que perde um filho. Uma mãe, então, está fora de cogitação. Deve-se ter um companheiro para que possa apaziguá-la e encaminhá-la no seu luto de uma maneira suave, carinhosa e tranquila. Estes são os momentos que definem o que as pessoas querem ser uma para a outra. Dali em diante, Sophia teria apoio integral de Danniel. Ele seria o seu melhor amigo àquela hora. Era disso que ela precisava.

Sophia ligava várias vezes para ele. Danniel, então, começava a sua seara pela cova dos leões. Seria fácil abandoná-la agora, diante de tudo o que havia ocorrido antes do aborto; a perda do bebê tudo justificaria. Dentre todas as possibilidades, ele optou pela mais honrosa. Aliviou sua dor, direcionou sua angústia e fez com que ela minimizasse. Ele tinha esse poder quase mágico sobre ela: fazia com que tudo ficasse melhor para ela. Ele era o seu presente de Deus, dizia ela.

O caminho seria árduo. O rompimento recente havia prejudicado aquela relação; as palavras ditas por ela haviam sido amargas e ácidas. Saber do bebê e saber que o perdeu em tão pouco tempo, poderia afastar alguém que não mais tinha laços sociais estabelecidos. O que as pessoas nunca desconfiariam, nem eles próprios, era o tipo de conexão espiritual que compartilhavam – sabiam o que o outro sentiam, só por intuição - ou aquele típico aperto no peito, como foi o caso de Danniel naquela fatídica noite.

Os dois não sabiam o que resultaria aquele afago. Danniel não se preocupava com isto agora, embora Sophia cogitasse esta hipótese. Sabia que Danniel poderia já estar com outra – um misto de ciúme, amor e dor veio a sua mente, ao perceber que poderia perdê-lo para sempre – hipótese que ele preferiu cogitar só após a sua recuperação de alma. Ela estava doente d´alma e precisava de afeto. E tempo. Só isto importava desta feita.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição! Brevemente a lerei e comentarei!

Template by - @Dudshp | desde 10/11/2009