quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fogo-de-Santelmo

Karla não tinha coragem para mandá-lo embora pessoalmente. Saberia que caso se encontrassem, não o conseguiria. Decidiu, então, usar da mesma maneira com que ele tanto a encantara: através de poesia. Não que ela fosse brilhante autora, apenas regozijava-se cada vez que era sua musa. Agora, a musa iria dizer para o poeta o que ele nunca gostaria de ler:

"Adeus
 Não lerei mais teus versos
 Nem teremos nossos corpos descobertos
 Isto, juro por Deus

 Rezo
 Para não te ver mais
 Nem chorar por ti demais
 Apenas isto peço

 Juro
 Quero recomeçar de novo
 Estar com outro povo
 Desejo outro amor puro

 Porém
 Sei que não terei tudo
 Nem o teu amante conteúdo
 Afinal, fui eu quem disse Amém

 Aborto
 Nosso futuro promissor
 Por algo sem sabor
 Tu que fostes meu porto

 Amo
 A ti constantemente
 Não sais de minha mente
 És, do meu coração, amo

 Soy loca
 De deseos por ti
 Por que dexaste tu partir?
 Por tan cosa poca"

E o poeta, entre lágrimas e soluços, buscou uma caneta e papel para lhe responder. Tentou responder com um poema, ao seu amor que estava partindo. Como poderia isto acontecer com algo tão sublime? Ela havia se tornado o seu mundo; e ele estaria disposto a colocar o mundo inteiro aos seus pés. E então, ele percebeu algo estarrecedor, algo que nem a conversa, o carinho, a amizade, os beijos, os toques, as carícias, o sexo ou os gozos tinham feito com ele. Ela havia-o tocado profundo demais, tão profundo, que levou embora suas palavras. Todas elas.

Gilmar, então, deixou cair a caneta sobre o papel. Olhou, para suas mãos incapazes de produzir qualquer coisa e colocou-as em sua face. Eclipsou-se o seu mundo. Voltou-se, então, para o seu mundo interno. Observou o vazio existencial e a angústia que ela havia deixado. Ela havia levado uma parte de seu coração com ele. Ele, ainda sem qualquer traço de originalidade, remeteu-se à Bíblia e, parafraseando-a, pensou:

"E Ela disse:
 -Faça-se o silêncio.
 E o silêncio fora feito."

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição! Brevemente a lerei e comentarei!

Template by - @Dudshp | desde 10/11/2009